Deputada Geovania de Sá

Deputada Geovânia de Sá será representante brasileira no Parlasul





Deputada Geovânia de Sá será representante brasileira no Parlasul



A deputada federal, Geovânia de Sá, foi indicada pelo PSDB para ser uma das três representantes do partido entre os congressistas brasileiros no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Os deputados e senadores indicados pelas lideranças dos partidos são responsáveis pela análise e emissão de parecer sobre todas as matérias de interesse do bloco regional que venham a ser submetidas ao Congresso Nacional. O boco ainda realiza audiências públicas, com entidades da sociedade civil e examina anteprojetos encaminhados que podem se tornar leis nacionais, com o objetivo de harmonizar as legislações sobre determinados temas nos países que integram o Mercosul.

 

“Fico feliz e honrada em representar o Brasil no parlamento. São muitos assuntos de interesse regional e que podem influenciar diretamente no cotidiano dos brasileiros. É grande a responsabilidade, principalmente no momento difícil que vive o país. É importante que façamos projetos conjuntos para o fortalecimento econômico e social dos cinco países”, destacou a deputada, que está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Atualmente no Brasil, o parlamento é composto por 37 integrantes titulares, dos quais 27 são deputados e 10 senadores. O Parlasul abrange Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela e a sede fica em Montevidéu. Cada representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais. Ao todo são 122 integrantes (37 brasileiros, 26 argentinos, 23 venezuelanos, 18 paraguaios e 18 uruguaios).

Quando o texto foi aprovado pelo Congresso, em 2011, havia a expectativa de que o Brasil promovesse, até 2014, as eleições diretas para o Parlasul, como determinou o Conselho do Mercado Comum (órgão executivo das decisões do Mercosul). Como isso ainda não aconteceu, é necessária a atualização das regras, prevendo as indicações e a duração dos mandatos para a atual legislatura, com mandato de quatro anos.  O Paraguai foi o único que cumpriu a regra, elegendo seus 18 membros.  Por causa do atraso, o conselho adiou para 2020 o prazo final para eleição de todos os membros do Parlasul.






Gabinete em Brasília

Anexo IV, Gabinete 606 - CEP 70160-900 - Brasília/DF
dep.geovaniadesa@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5606
Fax: (61) 3215-2606

Gabinete em Santa Catarina

Rua João Pessoa, 445, Sala 404 - Centro
CEP.: 88801-530 - Criciúma/SC
dep.geovaniadesa@camara.leg.br
Telefone: (48) 3413-7645