Deputada Geovania de Sá

Outubro Rosa: deputadas alertam para importância da prevenção ao câncer de mama





Outubro Rosa: deputadas alertam para importância da prevenção ao câncer de mama


Deputadas do PSDB discursaram nesta quarta-feira (7) sobre a importância da campanha Outubro Rosa, que estimula a prevenção ao câncer de mama. Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).Geovânia - Mara
 
A deputada Geovania de Sá (SC) alertou para a detecção precoce da doença, que ajuda a salvar vidas. “Chamo também a atenção dos nossos colegas para trabalharmos juntos para fortalecer cada vez mais políticas públicas voltadas à prevenção não só do câncer de mama, mas de todos os tipos de câncer que têm atacado a maioria da população brasileira”, afirmou.
 
A deputada Mara Gabrilli (SP) criticou a falta de mamógrafos adaptados para mulheres cadeirantes. Segundo ela, a mulher com deficiência também deve ter direito ao exame. “Precisamos equipar este país com mamógrafos que sejam adaptados, porque é subtrair da mulher cadeirante o direito de fazer uma mamografia. Isso não pode acontecer”, lamentou.
 
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, mas também expõe a mulher a alguns riscos.
 
Site do PSDB na Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola





Gabinete em Brasília

Anexo IV, Gabinete 606 - CEP 70160-900 - Brasília/DF
dep.geovaniadesa@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5606
Fax: (61) 3215-2606

Gabinete em Santa Catarina

Rua João Pessoa, 445, Sala 404 - Centro
CEP.: 88801-530 - Criciúma/SC
dep.geovaniadesa@camara.leg.br
Telefone: (48) 3413-7645